Segmento em grande ascensão tanto no mercado pet como no veterinário, esta revista com foco na Medicina Felina atende a grande demanda por informação especializada na área de clínica em gatos. Nela, os veterinários encontram artigos sobre os temas mais relevantes da área.
Periodicidade da Revista: Bimestral
ISSN: 2675-6471
CONFIRA AS EDIÇÕES
Medicina Felina em Foco - volume 21, nº 04- 2024
Leia nesta edição
Dermóide corneal em felino
Dermóide ou coristoma é uma má-formação congênita, caracterizada pelo crescimento de tecido dérmico saudável, ectópico e de origem embriológica, predominantemente mesodérmica e ectodérmica e que frequentemente acomete a região temporal da córnea. É possível ser denominado como um tumor benigno de crescimento lento e sua morfologia é caracterizada por uma massa elevada e bem circunscrita, com a presença de folículos que podem ou não conter pelos.
Linfoma felino: Revisão de literatura
O linfoma é uma neoplasia sistêmica que afeta diversas regiões do organismo dos felinos, envolvendo tecido linfóide. Em gatos, é considerada a neoplasia mais prevalente, porém, sua apresentação clínica varia consideravelmente. A determinação do prognóstico é influenciada pelo local de acometimento da doença e pela resposta individual do paciente ao tratamento. A aplicação de terapias de suporte desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar desses animais.
Medicina Felina em Foco - volume 20, nº 04- 2024
Leia nesta edição
Avaliação da dor por meio da expressão facial em gatos
O número de lares que possuem gatos como animais de estimação tem aumentado expressivamente atualmente.1 Segundo o CENSO PET IPB (2022)2 essa população teve um aumento em torno de 6% entre os anos de 2020 e 2021, sendo considerado o maior aumento entre as diversas espécies de pets; O aumento no número de cães foi em média de 4%.2
Leucemia viral felina: Interpretando a fisiopatogenia viral e os exames diagnósticos
O vírus causador da Leucemia Felina (FeLV) apresenta distribuição mundial, com alta prevalência no Brasil e está entre as doenças infecciosas mais comuns entre os felinos. Possui uma taxa de transmissão alta e interfere negativamente na expectativa de vida do paciente. 1,2,3.
Medicina Felina em Foco - volume 19, nº 04- 2023
Leia nesta edição
Cardiomiopatia hipertrófica em gatos
As cardiomiopatias são comuns em gatos e constituem um grupo heterogêneo de doenças do miocárdio.
Displasia fiseal capital felina: do diagnóstico à cirurgia
A displasia fiseal capital felina, também chamada de osteopatia metafisária de colo femoral, é uma afecção ortopédica ainda não bem elucidada e ainda pouco relatada, que acomete predominantemente machos, jovens, com sobrepeso, podendo ser unilateral ou bilateral.
Medicina Felina em Foco - volume 18, nº 04- 2023
Leia nesta edição
Ozonioterapia como tratamento integrativo para ferida de difícil cicatrização em felinos: relato de caso
O uso da ozonioterapia consiste na utilização de um gás chamado ozônio, resultante da quebra de moléculas de oxigênio através de geradores de ozônio medicinal, é um gás altamente oxidante, que ativa reações oxidantes no organismo.
Analgesia no trauma por objeto perfuro cortante em felino. Relato de caso.
A dor foi recentemente considerada o quinto sinal vital, junto com outros parâmetros cruciais. Eventos complexos compõem sua fisiopatologia, e por isso sua abordagem deve ser multimodal e preventiva.
Medicina Felina em Foco - volume 17, nº 04- 2023
Leia nesta edição
Diabetes Mellitus em felinos – o que precisamos saber?
A Diabetes Mellitus (DM) é considerada a segunda endocrinopatia mais comum em gatos, com uma prevalência que varia de 1 a cada 500 gatos atendidos, até 1 a cada 100 gatos, ficando atrás apenas do hipertireoidismo.
Complexo granuloma eosinofilico (CGE)
A denominação Complexo Granuloma Eosinofilico (CGE) em felinos.é dividida em três formas de apresentações clínicas, tais como: placa eosinofilica (PE), úlcera eosinofilica (UE) e granuloma eosinofílico (GE).
Medicina Felina em Foco - volume 16, nº 04- 2023
Leia nesta edição
Panleucopenia felina: relato de caso
A panleucopenia felina é uma doença infectocontagiosa causada pelo parvovírus felino (FPV) e variantes similares do parvovírus canino tipo dois (CPV-2), que acomete felinos, principalmente menores de um ano de idade e não vacinados.
A aromaterapia na Clínica de Felinos: uma alternativa promissora na redução do estresse
A população de animais de companhia aumenta ano a ano e com isso seu cenário vem mudando.
Medicina Felina em Foco - volume 15, nº 04- 2023
Leia nesta edição
RELATO DE CASO: Linfoma Cutâneo Tarsal (LCT) em um Gato
O linfossarcoma, mais comumente conhecido como linfoma maligno é a ocorrência de uma multiplicação clonal maligna de linfócitos sendo originário especialmente de órgãos linfoides, podendo se desenvolver em quase qualquer tecido (RIBEIRO et al., 2015).
O avanço da medicina clínica de felinos: cuidado paliativo
Até o início dos anos 2000, era muito comum a eutanásia ser recomendada como tratamento final na rotina médica veterinária de clínicos de felinos.
Medicina Felina em Foco - volume 14, nº 03- 2022
Leia nesta edição
Fisiologia renal do paciente felino e suas aplicabilidades na doença renal crônica
Para melhor compreensão da doença renal crônica (DRC) e a sua evolução, bem como quais sinais clínicos esperar, sua progressão e como diagnosticar e tratar, deve-se conhecer a sua fisiologia normal, compreendendo suas funções intrínsecas no organismo.
Doença Inflamatória Intestinal x linfoma – Uma visão ultrassonográfica
A avaliação ultrassonográfica do trato gastrointestinal (TGI) é amplamente utilizada na medicina veterinária fornecendo informações importantes sobre a arquitetura das camadas intestinais e em relação à motilidade intestinal, sendo possível identificar processos obstrutivos, corpos estranhos e alterações infiltrativas.
Medicina Felina em Foco - volume 13, nº 03- 2022
Leia nesta edição
O que precisamos saber sobre o linfoma alimentar felino?
Os linfomas, tumores intestinais felinos, e carcinomas, são os mais vistos na rotina clínica da medicina veterinária, tendo porcentagem de até 55% dos casos (MORRICE et al, 2019).
Eletroquimioterapia como Tratamento para Carcinoma Espinocelular em Felino: Relato de Caso
O carcinoma de células escamosas (CCE), carcinoma espinocelular (CEC), carcinoma escamocelular ou carcinoma epidermóide, é uma neoplasia maligna cutânea que aparece comumente nos felinos, apresentando nesta espécie um comportamento distinto das demais espécies.
Medicina Felina em Foco - volume 12, nº 03- 2022
Leia nesta edição
Cistite Intersticial Felina: um desafio para o clínico veterinário e para o tutor
A doença do trato urinário inferior felino (DTUIF), antiga Síndrome Urológica Felina (SUF), corresponde a um conjunto de sinais clínicos como hematúria, polaciúria (micção difícil, em gotejamento), periúria (micção em locais inapropriados) e obstrução uretral, em que a etiologia é multifatorial, podendo ser decorrente de urolitíase, defeitos anatômicos (persistência de úraco e divertículo), infecções bacterianas, fúngicas ou parasitárias e neoplásicas, além de idiopática (WESTROPP, 2007).
Carcinoma de células escamosas cutâneo em felinos: uma doença subdiagnosticada
O carcinoma de células escamosas cutâneo compreende um dos principais tumores cutâneos em gatos induzidos pela exposição solar crônica. Devido ao seu comportamento insidioso, a maioria dos pacientes chegam para o atendimento em uma fase avançada da doença limitando as possibilidades terapêuticas.
Medicina Felina em Foco - volume 10, nº 03- 2022
Leia nesta edição
Alopecia psicogênica felina: considerações clínicas
Essa psicodermatose também chamada de tricotilomania, parece ser a mais frequente e importante na espécie, podendo ser confundida com outros quadros dermatológicos primários
Manejo nutricional do paciente portador de hiperparatireoidismo secundário renal
O hiperparatireoidismo secundário renal (HPTS) é umas das complicações da Doença Renal Crônica (DRC).
Medicina Felina em Foco - volume 9, nº 02- 2021
Leia nesta edição
Caracterização da doença renal no paciente felino
Os rins são órgãos que desempenham importantes funções no organismo como filtração do sangue e excreção de substâncias indesejadas, regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico, bem como regulação da osmolalidade, do volume de líquido circulante e da pressão arterial.
Exames complementares utilizados na avaliação do sistema urinário
Os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra compõem o sistema urinário, sendo responsáveis pela produção, condução, armazenamento e excreção da urina, respectivamente.
Medicina Felina em Foco - volume 8, nº 02- 2021
Leia nesta edição
Tromboembolismo arterial felino – a importância do diagnóstico precoce na cardiomiopatia hipertrófica
Nas últimas décadas o número de gatos dentro das residências vem aumentando de forma considerável, de forma que esses animais passam a fazer parte das famílias, sendo cada vez mais comum a procura por atendimento especializado e preocupação por parte dos tutores com o bem-estar e longevidade desses animais.
Doença bronquial crônica
A doença Bronquial Crônica (DBC) é uma enfermidade extremamente comum na espécie felina, que afeta o trato respiratório inferior, apresentando-se sob duas formas: bronquite crônica e asma felina.
Medicina Felina em Foco - volume 7, nº 02- 2021
Leia nesta edição
Desmistificando a pancreatite felina
Passo a passo que deve ser passado aos tutores de felino para a socialização de felinos
Megaesôfago em felino de 17 anos: Relato de caso
Megaesôfago é caracterizado pela dilatação total esofágica, causada pela perda da função motora do esôfago, podendo ser encontrada na forma congênita ou adquirida.
Medicina Felina em Foco - volume 6, nº 02- 2021
Leia nesta edição
Edificação emocional adequada em gatos filhotes
Passo a passo que deve ser passado aos tutores de felino para a socialização de felinos
Ureterolitíase e obstrução ureteral: um grande desafio na Medicina Felina
Diagnóstico, exames, gatos mais afetados entre outras considerações sobre essa afecção tão comum e perigosa na espécie felina
Medicina Felina em Foco - volume 5, nº 01- 2020
Leia nesta edição
Diarreia em gatos filhotes: planejamento diagnóstico
A diarreia em filhotes é um distúrbio gastrointestinal frequente na clínica médica de felinos.
Atualização sobre o diagnóstico da infecção por FeLV e sua aplicabilidade na rotina clínica
Veja quais são as dúvidas mais comuns relacionadas à doença
Medicina Felina em Foco - volume 4, nº 01- 2020
Leia nesta edição
Hipertireoidismo felino
Endocrinopatia mais prevalente na espécie felina, o hipertireoidismo merece destaque e estudo de quem se especializa na área de Medicina Felina
Enriquecimento ambiental na Síndrome de Pandora: aplicações da Modificação Ambiental Multimodal (MEMO)
Como o Enriquecimento ambiental atua de forma terapêutica nesta afecção, surgiu a Modificação Ambiental Multimodal, que engloba estratégias de enriquecimento ambiental
Medicina Felina em Foco - volume 3, nº 01- 2020
Leia nesta edição
Hipertensão arterial em felinos
Como identificar essa condição na clínica, causas da hipertensão e condições para aferir a pressão arterial desse pet
Gatos e bebedouros: Uma relação que vai além da necessidade fisiológica
A ingestão hídrica é uma necessidade básica de todo ser vivo e garante a homeostase do organismo através do balanço de ganhos e perdas de líquidos.
Medicina Felina em Foco - volume 2, nº 01- 2020
Leia nesta edição
Síndrome de Pandora: recomendações gerais
Entenda melhor o que é essa doença, tão comum em gatos
Importância de se manter o felino livre do tédio
Felinos selvagens podem ensinar muito sobre o gato doméstico, portanto, esse paralelo entre o comportamento deles ajuda a entender mais sobre enriquecimento ambiental
Medicina Felina em Foco - volume 1, nº 01- 2020
Leia nesta edição
“Ame gatos verdadeiramente”, diz Prof. Dr. Gabriel Dias sobre atuação de vets na Medicina Felina
Referência na área de comportamento felino, o veterinário do Rio de Janeiro fala sobre os caminhos para se tornar um veterinário especializado no atendimento de gatos
Castração convencional e pediátrica em felinos: revisão de literatura
Veja observações detalhadas das duas modalidades de castração, que vão te ajudar a orientar da melhor forma possível, o tutor de gato