“A rotina do fisiatra veterinário demanda que sejamos múltiplos”, diz a fisiatra Isabela Alcântara Ribeiro

Por Samia Malas

Confira bate-papo que tivemos com médica-veterinária do Fisio Care Pet, de Campinas-SP

Com experiência na área de clínica de pequenos animais, ozonioterapia e especializada em fisiatria e reabilitação veterinária, a médica-veterinária Isabela Alcântara Ribeiro, atende na Fisio Care Pet em Campinas-SP.

{PAYWALL_INICIO}

UTI, Cirurgia e Anestesia: Que dificuldades encontrou no início da sua carreira?

Isabela Alcântara Ribeiro:  Como todo profissional que inicia uma carreira sempre encontramos várias dificuldades para aperfeiçoar o aprendizado. Um dos maiores desafios é a prospecção de clientes, pois adquirir confiança dos tutores em um profissional que está iniciando sua carreira é um desafio.

UCA: O que é preciso para atuar na área de Reabilitação? Quais passos a seguir?

Isabela: Dentro da Medicina Veterinária, para nos tornarmos aptos para atender na área de reabilitação, é necessário cursos de especialização que nos capacitem para atuarmos como Médicos Veterinários fisiatras. Como o curso de extensão da FisioCare e outros cursos que abrangem a Medicina integrativa como a Ozonioterapia, Medicina Cannabica e a Acupuntura. Essa capacitação, não somente Fisiatrica como integrativa, nos permite atendermos de forma personalizada.

Isabela Alcântara Ribeiro: Médica Veterinária na Fisio Care Pet

UCA: Quais os desafios da sua rotina?

Isabela: A rotina do Fisiatra Veterinário demanda que sejamos múltiplos, pois além do esforço físico, requer o domínio sobre as mais diversas patologias, habilidade e muita atenção na execução da reabilitação. Para que o paciente volte a ter a funcionalidade reabilitada ou muitas vezes, uma melhor qualidade de vida.

UCA: Que conselhos dá aos veterinários que estão buscando se especializar na área da Reabilitação?

Isabela: Assim como tem sido minha rotina, é uma longa jornada a ser trilhada, com muita dedicação e estudo. E principalmente, amor a cada paciente. Pois a fisiatria, abrange áreas da Medicina como a neurologia, ortopedia e a fisioteria em si que devem serem estudadas e atualizadas.

UCA: Qual o maior desafio da especialidade?
    Isabela: Passar aos tutores a importância de reabilitar um paciente, o quão necessário para uma melhor recuperação e bem-estar é reabilitar o animal da maneira adequada.
Dentro da minha área de atuação com Medicina integrativa, como prescritora de Cannabis e Ozonioterapeuta, levar ao tutor o conhecimento e a importância que essas técnicas agregam a saúde do seu animal.

UCA: Qual avanço presenciou na sua carreira que fez a diferença na rotina de atendimento?

Isabela: O fato de poder agregar técnicas complementares em busca do aperfeiçoamento do atendimento, onde não somente como médica veterinária dentro da clínica geral, mas com a especialização Fisiatria e a integração de técnicas da medicina complementar.

UCA: Poderia narrar algum caso complexo que tenha enfrentado no consultório ou em caráter de emergência?

Isabela: Todos os casos são em suma são muito especiais e gratificantes. Principalmente para mim casos em que não há cura, mas posso proporcionar a eles uma maior qualidade de vida e bem-estar.

Tenho um carinho enorme por um caso que atendi de um felino idoso portador de uma doença renal crônica no qual adotei o protocolo de ozonioterapia e há mais de um ano pude prolongar sua expectativa de vida sem utilização da medicina convencional.

UCA: Gostaria de acrescentar algum comentário para encerrar a entrevista?

Isabela: Uma frase que coloco em prática sempre: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung

{PAYWALL_FIM}