“Tenho muito orgulho de ver o Brasil como uma referência mundial em pesquisas da nutrição”, aponta Rodrigo Bazolli

Por Samia Malas

Rodrigo Bazolli, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Adimax - Foto: Divulgação

Rodrigo Bazolli é médico-veterinário de formação e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Adimax, empresa em que atua há 13 anos. A seguir, confira entrevista sobre as perspectivas da marca e ação no mercado pet food brasileiro.

 

Revista Med Vet em Foco: Poderia compartilhar conosco sobre sua atuação na Adimax? Como foi participar da evolução da marca no Brasil? Quais os principais desafios e momentos de sua carreia?

Rodrigo Bazolli: Trabalho na Adimax desde 2010, e nesse período passamos de uma empresa com atuação regional para uma empresa com relevância mundial. Isso é muito gratificante e desafiador. Gratificante pois vemos que nosso trabalho gerou resultados, e desafiador pois demanda cada vez mais dedicação e conhecimento para prosseguirmos com o desenvolvimento.

 

RMVF: Nesses 30 anos o segmento pet food evoluiu muito e a Adimax teve que se adaptar ao mercado. Quais têm sido as estratégias para se manter em um meio tão competitivo?

Rodrigo: Acredito que ser uma empresa dinâmica é fundamental, e com a interação entre todas as áreas, transformando as demandas e tendências do mercado e clientes em produtos de alta qualidade.

RMVF: Quais têm sido os focos da Adimax no mercado?

Rodrigo: Uma característica da Adimax é ter um portfólio completo, atuando em todos os segmentos e tipos de produtos. Isso é desafiador para conseguirmos ser relevantes em todos. No entanto, com o desenvolvimento do mercado, a demanda por produtos mais naturais tem sido uma tendência. 

RMVF: Nosso mercado tem suas particularidades. Quais você poderia destacar, a partir da sua experiência?

Rodrigo: Eu vejo os tutores muito preocupados com ingredientes e nutrientes que compõem os alimentos de seus pets, muitas vezes até mais do que com seus próprios alimentos.

RMVF: Como médico-veterinário de formação, como avalia a relação da nutrição como forma de manter a saúde do animal, como coadjuvante do tratamento veterinário? Nesse cenário, qual o papel da indústria pet food? E do veterinário?

Rodrigo: A nutrição tem papel fundamental, seja na manutenção da saúde, longevidade e bem-estar, como um auxílio enorme no tratamento dos animais. Tenho muito orgulho de ver o Brasil como uma referência mundial em pesquisas da nutrição. Isso se reflete no desenvolvimento dos médicos-veterinários que hoje veem a nutrição e os alimentos coadjuvantes conjuntamente com as condutas terapêuticas.

Pelo lado da indústria, esse cenário favorece o desenvolvimento de produtos pela indústria nacional, pois temos profissionais e universidades em que conseguimos avaliar e aprimorar os alimentos coadjuvantes.

RMVF: E em termos de pesquisa, você poderia compartilhar um pouco do que tem sido novo e de ponta em termos de Ciência, segundo dados da Adimax?

Rodrigo: Vejo uma tendência e muitos trabalhos com microbioma e microbiota. Acredito que esses dados nos darão um grande conhecimento de como a nutrição pode melhorar a qualidade de vida dos cães e gatos.

RMVF: O que podemos esperar da Adimax para os próximos anos no mercado pet food brasileiro?

Rodrigo: Continuaremos trabalhando para inovar e desenvolver produtos alinhados aos principais avanços científicos nutricionais e tecnológicos da nutrição de cães e gatos.