“Desde a nossa fundação, nós valorizamos e privilegiamos o canal especializado”, aponta Madalena Spinazzola, da PremierPet®

Por Samia Malas

Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo está na PremieRpet® há 17 anos. “Em minha jornada pude acompanhar e contribuir com o desenvolvimento da companhia. Comecei atuando no desenvolvimento de novos negócios, era uma empresa bem menor do que atualmente, e hoje estou à frente da área de planejamento estratégico, marketing corporativo e transformação digital. Sou parte de uma diretoria engajada, que vem impulsionando o crescimento da empresa, hoje líder no segmento super premium e premium especial dentro do canal especializado”, compartilha a diretora, cuja trajetória profissional acompanha a trajetória de crescimento da PremieRpet®, mesmo que antes já esteve em empresas como The Walt Disney Company, Bic e Danone. A seguir, confira entrevista que fizemos com ela.

Revista Medicina Veterinária em foco: Poderia compartilhar conosco sobre sua atuação na PremieRpet®? Como foi participar da evolução da marca no Brasil? Quais os principais desafios e momentos de sua carreia?

Madalena Spinazzola: São muitos anos no mercado acompanhando as diversas fases de crescimento em uma empresa inovadora e visionária. Estar na PremieRpet® e estar há muitos anos no mercado de pet food certamente me traz uma bagagem e visão diferenciadas como executiva. A PremieRpet® é uma empresa nacional que começou há quase 26 anos atuando no nicho mais desafiador do mercado, com a produção de alimentos super premium, na época concorrendo com produtos importados. Ao longo dos anos, a empresa ganhou respeito e mercado por apostar em uma estratégia de crescimento investindo no pequeno e médio varejo especializado. A PremieRpet® precisou ser extremamente eficiente, tudo com base na construção de relacionamento e estratégia acertada de distribuição e portfólio. Uma vez que a empresa ganhou espaço com legitimidade, reconhecimento e respeito dos stakeholders, conquistou a liderança e passou a imprimir um novo ritmo de mercado, com inovação, distribuição, pesquisa, ESG, e hoje segue inspirando os demais players. Os desafios de crescimento e de sustentar a liderança são desafios da empresa que automaticamente são transferidos para nós, executivos, na condução de estratégias que mantenham a empresa nessa jornada.

RMVF: Nesses 30 anos o segmento pet food evoluiu muito e a PremieRpet® teve que se adaptar ao mercado. Quais têm sido as estratégias para se manter em um meio tão competitivo?

Madalena: A PremieRpet® é uma empresa visionária que se antecipa aos movimentos de mercado graças à sensibilidade e atenção permanente, tanto para a nutrição quanto para os tutores. E uma empresa atenta, que não é pega de surpresa pelo mercado. Nossa estratégia parte dessa visão e da capacidade de traduzir isso em negócios, o que se materializa em uma empresa inovadora e sempre à frente em todos os aspectos, com produtos, pesquisas, ingredientes, logística, iniciativas ESG. A visão de longo prazo e o senso de negócios são sinérgicos na PremieRpet®.

RMVF: Quais têm sido os focos da PremieRpet® no mercado?

Madalena: Temos foco na jornada do conceito natural, que vem desde a nossa fundação e segue se especializando em produtos naturais diferenciados, únicos, exclusivos e inovadores. Posso citar como exemplo a nossa linha de produtos PremieR Nattu, que contém superfoods (ingredientes de alta densidade nutricional e poucas calorias), certificações diferenciadas como WQS para a proteína de frango (que garante o bem-estar dos animais que fazem parte da cadeia de produção). Ou a linha PremieR Seleção Natural, que contém proteína de frango Korin, graças a uma parceria exclusiva e de longo prazo com a Korin. Há também nosso compromisso para utilizar ovos de galinhas livres de gaiolas (cage free), mais uma iniciativa pioneira no segmento de pet food no Brasil, inspirando todo o mercado. Esses e tantos outros diferenciais em nossos produtos se somam às nossas iniciativas de sustentabilidade e sociais que potencializam o conceito de natural, algo que não está presente apenas nos nossos alimentos oferecidos ao mercado, mas em nossa filosofia de existência desde a nossa fundação.

RMVF: Nosso mercado tem suas particularidades. Quais você poderia destacar, a partir da sua experiência?

Madalena: Nosso mercado é muito pulverizado, formado por milhares de PDVs distribuídos pelo país. Mais de 60% do mercado está no canal especializado e disperso no pequeno e médio varejo, um cenário diferente dos EUA, por exemplo, onde há concentração em grandes varejistas. Desde a nossa fundação, nós valorizamos e privilegiamos o canal especializado com todo o valor agregado que só pode ser materializado através dele. Graças a essa estratégia, que é um de nossos pilares, conseguimos superar desafios que envolvem principalmente logística, relacionamento e questões comerciais. Certamente é um dos motivos do nosso sucesso.

RMVF: Não sendo médica-veterinária de formação, como avalia a relação da nutrição como forma de manter a saúde do animal, como coadjuvante do tratamento veterinário? Nesse cenário, qual o papel da indústria pet food? E do veterinário?

Madalena: Minha visão como gestora parte de toda a rede de pesquisa e desenvolvimento que a empresa criou, fazendo a gestão do conhecimento técnico-científico que só pode ser transmitido para os tutores através dos médicos-veterinários, seja nas clínicas ou nos hospitais. A nutrição é um dos cinco parâmetros vitais avaliados no atendimento dos médicos-veterinários. E o que fazemos como gestores é desenvolver a nossa rede de pesquisa e desenvolvimento de produtos com o que há de mais avançado – seja através do nosso CDN, do CEPEN Pet (FMVZ-USP), das pesquisas que financiamos, de congressos internacionais e nacionais –, aliada à nossa rede de parceiros que estão nas clínicas e nos hospitais e que garantem que a mensagem nutricional seja passada para os tutores. O veterinário, esteja onde estiver, tem o papel de fazer o elo da empresa com o tutor na transmissão da mensagem técnico-científica com a qual a empresa tanto se preocupa. O veterinário é nosso parceiro de longo prazo e faz parte da nossa estratégia para traduzir para os consumidores a mensagem e a importância da nutrição na saúde e longevidade dos animais.

RMVF: E em termos de pesquisa, você poderia compartilhar um pouco do que tem sido novo, segundo dados da PremieRpet®?

Madalena: Estamos sempre participando ativamente de congressos nacionais e internacionais. Este ano, para te dar um dado mais recente, nossa equipe acabou de voltar do ACVIM onde pode acompanhar os avanços em diversos temas da nutrição e da clínica. São conhecimentos que serão disseminados, assim como outros que estão em produção no CDN e no CEPEN Pet, e que se desdobram em benefícios nos nossos produtos. Esse é um trabalho permanente na PremieRpet®. 

RMVF: O que podemos esperar da empresa PremieRpet® para os próximos anos, em termos de ações, produtos, novidades, entre outros pontos?

Madalena: Inovação em termos de processo, produtos, matérias-primas e formulações, tudo sempre embasado e ciência e tecnologia, além do protagonismo da empresa apoiado nos pilares ESG.

{PAYWALL_FIM}