Além de clínicas e hospitais, profissional também é demandado para áreas que vão desde vendas até pesquisa & desenvolvimento
Por assessoria de imprensa
A cada ano, em torno de 9.000 médicos-veterinários ingressam no mercado de trabalho. Apesar de a maioria buscar a atuação em clínicas e hospitais, seja para atendimento de animais de companhia ou de produção, a variedade do mercado de trabalho para este profissional é imensa. Com o crescimento contínuo do mercado de produtos e serviços para animais domésticos e a forte expansão da agropecuária brasileira, a expertise dos veterinários se torna cada vez mais relevante em diferentes frentes.
“A profissão de médico-veterinário é mais diversa do que se imagina. Ao ingressar na faculdade, não fazemos ideia do quão variado pode ser o mercado de trabalho. Temos desde a inspeção sanitária, áreas regulatórias, até pesquisa & desenvolvimento e a própria área de vendas”, conta Vivian, médica-veterinária, coordenadora de marketing da Chemitec Agro-Veterinária.
Segundo ela, quando pensamos em escolher a profissão, o foco predominante entre os estudantes ainda é a clínica veterinária com foco em pet ou medicina para grandes animais. “Apesar de ser o mais comum, este caminho nem sempre é o mais simples para ingressar no mercado de trabalho. O número de médicos-veterinários hoje no Brasil é grande, sendo um dos mais elevados do mundo”, observa, destacando dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que mostram uma relação de aproximadamente 77,4 médicos-veterinários para 100 mil habitantes. Na Europa, este número cai pela metade.
“Para a indústria, é muito importante a presença do veterinário na equipe. E os profissionais podem e devem considerar estas oportunidades como foco de desenvolvimento da carreira”, acrescenta. Como coordenadora de Marketing da Chemitec, Vivian é um exemplo de médica-veterinária que trilhou caminhos distintos aos do atendimento clínico ou cirúrgico.
Especializada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e Dermatologia Veterinária, Vivian Lima atua há quase 20 anos no mercado de saúde animal. Começou a carreira como promotora e passou por algumas indústrias antes de chegar à Chemitec Agro-Veterinária, em 2018. Começou na empresa como consultora técnica, responsável pelo atendimento de grandes contas. Especializou-se, cursando pós-gradução em Gestão de Vendas e Negociação e em Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos. Desde 2024, assumiu a posição de coordenadora de marketing da empresa.
“A carreira na indústria precisa entrar no radar do médico-veterinário. As possibilidades são diversas. Há veterinários na comunicação, no marketing, em vendas, nas áreas regulatórias, nos departamentos técnicos e desenvolvimento de produto. Ninguém melhor que o veterinário para avaliar e acompanhar o desenvolvimento de um produto para pequenos ou grandes animais, assim como para atender um tutor que precisa de uma informação sobre algum determinado produto. Sem falar no grande diferencial e potencial na área de vendas”, ressalta Vivian.
Segundo ela, quando um médico-veterinário assume uma posição de promotor e visita clínicas ou hospitais, a receptividade e a interação entre os profissionais são muito mais próximas. “Ao contrário do médico de humanos, que recebe constantemente a presença de representantes de laboratórios e indústria farmacêutica, os veterinários não possuem esta mesma procura. Assim, quando eles recebem um profissional e percebem que este profissional também é um médico-veterinário, que conhece com propriedade os efeitos do medicamento, a conversa é ainda mais produtiva e criam-se relações de confiança mútua”, observa.
Por atuar junto à indústria há muitos anos, Vivian conta que é comum médicos-veterinários questioná-la sobre como ingressar nessas novas frentes e na área comercial. “O caminho de entrada na área comercial é por meio da atividade de promotor. Porém, há muitas indústrias com diferentes oportunidades para veterinários. Aproximar-se destas empresas também é sempre recomendado para avaliar oportunidades existentes”, observa.
A Chemitec é um exemplo de indústria que busca e que valoriza este profissional. “A nossa relação com os veterinários começa na nossa fundação. O quadro societário da Chemitec tem o Dr. Mário Soares, que é um médico-veterinário com muita tradição no mercado. O Dr. Mário, o Sr. Onofre A. Baptista e o Sr. Darci do Prado (in memorian) planejaram e criaram a Chemitec. Ou seja, a presença dos veterinários na empresa faz parte do nosso DNA. O médico-veterinário é essencial para que possamos desenvolver produtos e soluções que garantam o bem-estar dos animais”, afirma Lidia Brancaccio, diretora de desenvolvimento organizacional e humano da Chemitec Agro-Veterinária.
Atualmente, do total de funcionários da Chemitec, cerca de 20% são veterinários. Eles atuam em diferentes frentes. “Temos veterinários no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que ajudam a esclarecer toda e qualquer dúvida sobre os nossos produtos; temos veterinários no suporte técnico, no marketing, na diretoria de vendas, além da área de Pesquisa & Desenvolvimento”, conclui Lidia.
Vivian Lima, médica-veterinária, coordenadora de marketing da Chemitec Agro-Veterinária