HEMOPARASITOSES EM CÃES E GATOS


Deprecated: strpos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/medicinaveterinariaemfoco/public_html/wp-content/themes/blocksy/inc/components/blocks/blocks-fallback.php on line 16

Estudo realizado pelo Labovet analisa a prevalência de hemoparasitoses em animais do estado de Sergipe

As hemoparasitoses são doenças que acometem cães e gatos com frequência pela exposição a carrapatos ou mosquitos, vetores de agentes patológicos. Possuem importância epidemiológica e clínica. Os sinais clínicos e hematológicos costumam ser inespecíficos e dentre as alterações pode-se observar anemia e trombocitopenia. Objetivou-se determinar a prevalência de hemoparasitoses em cães e gatos, a partir de amostras de sangue recebidas no setor de patologia clínica do Centro Diagnóstico Labovet, em Aracaju, Sergipe, entre janeiro de 2021 a agosto de 2022. Foram recebidas nesse período 10.873 hemogramas e analisadas por meio da técnica de esfregaço sanguíneo corados por panótico rápido e avaliadas por microscopia óptica na objetiva de 100x. Resultados foram liberados e arquivados no banco de dados. Observou-se que 395 animais estavam positivos para hemoparasitas. Foi identificada uma maior ocorrência de Microfilárias (27%), do gênero Babesia spp. (24%) e Erlichia spp. (12%). Anaplasma platys (9%), Mycoplasma haemofelis (9%) e Leishmania spp. (2%) foram registrados em menor prevalência.
Os resultados demonstram a importância da realização de exames complementares e levantamento em centros de diagnóstico, uma vez que a prevalência pode mudar de acordo com cidade ou região. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce e definitivo do agente e a adoção de medidas profiláticas no controle do vetor, bem como tratamento dos animais afetados são de extrema importância para o bem-estar dos animais.
www.labovetsergipe.com.br

ARTIGO CIENTÍFICO; por SOUZA, A.C.S.N, BARRETO, C.L.B.P,SANTOS, J, BARRETO, V.L.P. SILVA, L.A., SANTOS, D.C., ALMEIDA, S.G.,GUERREIRO, G.L. LIRA, V.R.S.